Busca avançada
Ano de início
Entree

Governança para o melhoramento ambiental em clusters de pequenas empresas com enfoque nas barreiras e práticas para a mitigação da mudança climática: estudo de casos no Brasil e no Japão

Processo: 09/53806-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de agosto de 2010
Vigência (Término): 03 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Charbel José Chiappetta Jabbour
Beneficiário:Charbel José Chiappetta Jabbour
Anfitrião: José Antonio Puppim de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : United Nations University Institute for the Advanced Study of Sustainability (UNU-IAS), Japão  
Assunto(s):Gestão ambiental   Mudança climática   Pequenas e médias empresas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar quais e como se desenvolvem os padrões de governança de clusters que permitem que as pequenas empresas localizadas nesses arranjos produtivos superem as barreiras geralmente associadas à gestão ambiental em organizações de pequeno porte, com foco em adoção de práticas empresariais para a mitigação da mudança climática. Para tanto, é apresentada fundamentação teórica que compreende os conceitos de governança, clusters, gestão ambiental, gestão ambiental em pequenas empresas e suas barreiras, além das práticas de mitigação para a mudança climática. Com base no modelo conceitual da pesquisa, serão desenvolvidos dois estudos de caso, um com cluster brasileiro; outro com cluster localizado no Japão. Os dados serão coletados por meio de roteiros de entrevistas, análise de documentos e observação. A coleta de dados no Japão se dará durante o estágio de pós-doutorado ao qual se refere este projeto, o qual contará com suporte do United Nations University Institute of Advanced Studies (UNU-IAS), que, além dos recursos de pesquisa, providenciará um estagiário bilíngüe inglês-japonês para apoiar a condução do estudo de caso; o idioma de trabalho da UNU é o inglês. Espera-se com os resultados desta pesquisa, melhor compreender o desempenho ambiental de clusters com enfoque em mitigação da mudança climática, dimensão até então esquecida da maior parte das pesquisas sobre cluster desenvolvidas no Brasil. Os resultados obtidos serão divulgados à sociedade, por meio de artigos com informações mais apuradas sobre o objeto de pesquisa, dentro de uma perspectiva comparada entre Brasil e Japão. Também serão elaborados artigos acadêmicos e possivelmente um working paper para a UNU-IAS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, JOSE A. PUPPIM; CHIAPPETTA JABBOUR, CHARBEL JOSE. Environmental Management, Climate Change, CSR, and Governance in Clusters of Small Firms in Developing Countries: Toward an Integrated Analytical Framework. BUSINESS & SOCIETY, v. 56, n. 1, SI, p. 130-151, JAN 2017. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.