Busca avançada
Ano de início
Entree

Isotopia do boro em turmalina de turmalinitos e rochas e veios de quartzo ricos em turmalina do anticlinal de Mariana (MG) e cinturão Ribeira (SP), SE do Brasil

Processo: 07/53895-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 08 de setembro de 2007
Vigência (Término): 17 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Gianna Maria Garda
Beneficiário:Gianna Maria Garda
Anfitrião: Robert Bruce Trumbull
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : GeoForschungsZentrum Potsdam, Alemanha  
Assunto(s):Boro   Turmalina   Quartzo

Resumo

O objetivo deste projeto é a isotopia do boro em turmalina de turmalinitos e rochas ricas em turmalina e veios de quartzo do Anticlinal de Mariana (Minas Gerais) e Cinturão Ribeira (São Paulo), SE do Brasil. No GFZ Potsdam (Alemanha), as composições isotópicas do boro são obtidas in-situ, por meio da microssonda iônica (ou espectrômetro de massa de íons secundários - SIMS) CAMECA IMS 6f. Esses dados, analisados em conjunto com os as concentrações de elementos maiores (microssonda eletrônica) e traço e terras raras (ICP-MS) disponíveis, permitirão definir os diversos ambientes de formação das rochas ricas em turmalina deste estudo, bem como a origem dos fluidos que não somente se relacionam com a geração dessas rochas, mas também com sua mineralização (em particular, de ouro). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRUMBULL, R. B.; GARDA, G. M.; XAVIER, R. P.; CAVALCANTI, J. A. D.; CODECO, M. S. Tourmaline in the Passagem de Mariana gold deposit (Brazil) revisited: major-element, trace-element and B-isotope constraints on metallogenesis. MINERALIUM DEPOSITA, v. 54, n. 3, p. 395-414, MAR 2019. Citações Web of Science: 2.
GARDA, G. M.; TRUMBULL, R. B.; BEJAVSKIS, P.; WIEDENBECK, M. Boron isotope composition of tourmalinite and vein tourmalines associated with gold mineralization, Serra do Itaberaba Group, central Ribeira Belt, SE Brazil. CHEMICAL GEOLOGY, v. 264, n. 1-4, p. 207-220, JUN 30 2009. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.