Busca avançada
Ano de início
Entree

A aritmética no ensino primário brasileiro do Século XIX: os livros didáticos do aprender a contar

Processo: 05/54946-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de setembro de 2005
Vigência (Término): 09 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Wagner Rodrigues Valente
Anfitrião: Alain Choppin
Instituição-sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França  
Assunto(s):Aritmética   Matemática

Resumo

O proposta de investigação insere-se como um subprojeto do projeto temático "educação e memória: organização de acervos de livros didáticos" e tem como objetivo especifico aprofundar as discussões sobre o livro didático e a história da educação matemática no Brasil, na chamada escola de primeiras letras. Toma-se como fontes para a pesquisa a produção didática das obras de aritmética do período compreendido entre 1850 e 1900. (AU)