Bolsa 95/03387-3 - Análise do discurso, Escola pública - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O imaginário do adolescente paulistano: estudo da memória das matrizes culturais de nordestinos, negros e descendentes de latino-europeus

Processo: 95/03387-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de setembro de 1995
Data de Término da vigência: 14 de dezembro de 1995
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strongoli
Beneficiário:Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strongoli
Pesquisador Anfitrião: Denis Bertrand
Instituição Sede: Faculdade de Comunicação e Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França  
Assunto(s):Análise do discurso   Escola pública   Imaginário   Memória cultural   Adolescentes   Negros   Nordestinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Estruturas Do Imaginario | Matrizes Culturais | Narrativas | Paradigma Pos-Moderno | Processos Enunciativos

Resumo

Análise do discurso narrativo de 18 estudantes de escola pública paulistana (3 para cada sexo de cada etnia), tendo como referencial teórico a semiótica da escola greimasiana e a antropologia do imaginário de G. Durand. Seu objetivo é pesquisar, nas estruturas frasais e narrativas, as modalidades do imaginário que apontam a memória das matrizes culturais e a influência da megalópole. A verificação das formações discursivas que se colocam como denominadoras comuns, que são mais dificilmente elaboradas ou que são rejeitadas explicitamente, auxiliara os professores a compreenderem e a avaliarem melhor os processos enunciativos de seus alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)