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Investigando a prática da argumentação no ensino superior de química

Processo: 07/06657-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Pesquisador Anfitrião: Gregory Kelly
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Pennsylvania State University, Estados Unidos  
Assunto(s):Métodos de ensino   Ensino superior   Argumentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumentacao | Ensino De Quimica | Ensino Superior | Linguagem | Educação em Química

Resumo

Desde o início da década de noventa, a discussão a respeito do papel da argumentação no ensino de ciências vem se destacando em vários países europeus e na América do Norte. No Brasil são ainda escassas as pesquisas dedicadas à temática, especialmente com relação ao ensino de química. Neste contexto, durante o desenvolvimento do projeto temos como objetivo buscar respostas para os seguintes questionamentos: Qual é o espaço ocupado pela argumentação no ensino superior de química? Em que medida propostas de ensino que privilegiam as interações em sala de aula (entre os alunos e entre professor e alunos) e conduzem os estudantes à resolução de problemas autênticos são capazes de favorecer a prática da argumentação? Qual a qualidade dos argumentos produzidos pelos estudantes a partir da realização de tais atividades? A discussão em sala de aula sobre os componentes que costumam estar presentes em um "bom" argumento favorece a elaboração de argumentos de melhor qualidade por parte dos estudantes? Para tanto, analisaremos dados por nós coletados em disciplinas ministradas no Curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, que englobam: observações, registros e filmagens em áudio e/ou vídeo de aulas; entrevistas com docentes responsáveis pelas disciplinas; manifestações orais e escritas dos estudantes, resultantes de atividades propostas em classe. A identificação dos argumentos, e seus respectivos componentes, nas falas/textos escritos produzidos pelos alunos será realizada tomando com referencial teórico o modelo de argumento proposto por Toulmin. Para a determinação da qualidade dos referidos argumentos empregaremos as metodologias de análise propostas por Erduran et al. e por Kelly (docente da Pennsylvania State University, que atuará como supervisor do projeto) e Takao. Tanto o referencial teórico quanto as metodologias de análise encontram-se descritos no projeto. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; ALZIR AZEVEDO BATISTA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatórios de laboratório. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1980-1986, . (07/06657-0)