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A tendência autobiográfica do romance contemporâneo

Processo: 10/12367-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 14 de julho de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Adriano Schwartz
Beneficiário:Adriano Schwartz
Pesquisador Anfitrião: Pedro Meira Monteiro
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Princeton University, Estados Unidos  
Assunto(s):Romance   Ficção (literatura)   Autobiografias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ficção e autobiografia | philip roth | ricardo piglia | Romance contemporâneo | romance

Resumo

Thomas Bernard, W.G. Sebald, Georges Perec, J.M. Coetzee, Ricardo Piglia, Philip Roth, Bernardo Carvalho e um número considerável de escritores centrais das últimas décadas transfiguram, explicitamente ou não, a própria "vida" em literatura em seus romances. Assumindo como hipótese que esta é uma das mais importantes linhas de força da narrativa ficcional a partir do final da Segunda Guerra Mundial e que ela possui especificidades em relação a casos semelhantes ocorridos anteriormente, esta pesquisa buscará delimitar melhor o seu alcance e suas implicações. Para tanto, tomará como casos paradigmáticos textos de três escritores mencionados acima de duas distintas gerações: o primeiro ciclo Zuckerman (a trilogia Zuckerman bound) e The plot against América, de Roth, Respiración artificial e Nombre falso, de Piglia, e Nove noites e Mongólia, de Carvalho. (AU)

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