Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da variabilidade climática e da dinâmica do uso da terra nos recursos hídricos baseado em modelagem espacial-temporal

Processo: 09/10573-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 24 de maio de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Silvio Jorge Coelho Simões
Beneficiário:Silvio Jorge Coelho Simões
Anfitrião: Peter Phillips Rogers
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Assunto(s):Modelos hidrológicos   Sensoriamento remoto   Sistema de informação geográfica (SIG)

Resumo

Segundo as projeções de mudanças climáticas para as próximas décadas, o Brasil será profundamente afetado e necessita programar estratégias nacionais e regionais para avaliação da vulnerabilidade e medidas de adaptação que façam frente a estas mudanças globais. O impacto dos eventos extremos sobre os recursos hídricos poderia ser uma das primeiras aproximações para o mapeamento de riscos e vulnerabilidades no Brasil. A bacia do Rio Paraíba do Sul (BRPS) é uma das mais importantes do país ligando as duas grandes metrópoles: São Paulo e Rio de Janeiro. Vários autores têm mostrado que a disponibilidade dos recursos hídricos na BRPS tem decrescido nos últimos anos. Por outro lado, o uso da terra tem mudado de maneira significativa nesta bacia. As cidades continuam a se expandir destruindo os ecossistemas de áreas úmidas e reduzindo as áreas de arroz irrigado (principal atividade agrícola na região). Outra importante questão regional é a atividade de expansão de áreas de eucalipto que estão substituindo as áreas de pastos degradados especialmente nas regiões montanhosas. Portanto, o objetivo da pesquisa é buscar melhorar a compreensão da resposta hidrológica de uma grande bacia ás mudanças climáticas e ao uso da terra usando ferramentas geotecnológicas (ArcGIS®, ArcHydro, ERDAS®). Os principais resultados esperados são: a) Investigar os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos na BRPS usando interfaces de modelos hidrológicos e espaciais; b) Avaliar as mudanças do uso da terra nos últimos 30 anos usando sensoriamento remoto e SIG; c) Analisar como diferentes cenários de mudanças de uso da terra reduzem ou aumentam a disponibilidade hídrica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVIO JORGE C. SIMÕES. Interaction between GIS and hydrologic model: a preliminary approach using ArcHydro Framework Data Model. Rev. Ambient. Água, v. 8, n. 3, p. -, Dez. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.