Busca avançada
Ano de início
Entree

Reutilização de borracha de pneus usados como adição em pasta de cimento: investigação do mecanismo de adesão borracha-matriz

Processo: 99/10022-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Nádia Cristina Segre
Beneficiário:Nádia Cristina Segre
Anfitrião: Paulo José Melaragno Monteiro
Instituição-sede: Pessoa Física
Local de pesquisa: University of California, Berkeley (UC Berkeley), Estados Unidos  
Assunto(s):Cimento (construção civil)

Resumo

Este projeto propõe um estudo sobre a compatibilização de pasta de cimento com borracha de pneu tratada superficialmente com NaOH (sat), já que este tratamento aumentou significativamente a aderência entre essas partículas e a matriz, sendo responsável pela melhoria de propriedades como diminuição da porosidade e resistência à abrasão. Pretende-se investigar os mecanismos de adesão borracha-matriz. As alterações superficiais da borracha serão investigadas por titulação potenciométrica, medidas de ângulo de contato e micro-espectroscopia no IV. A junta adesiva será estudada através de ensaios de rugosidade, resistência de aderência à tração, microscopia eletrônica e difração de raios-X. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NADIA SEGRE; CLAUDIA OSTERTAG; PAULO JOSÉ MELARAGNO MONTEIRO. Effect of tire rubber particles on crack propagation in cement paste. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 9, n. 3, p. 311-320, Set. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.