O papel das crenças motivacionais de licenciandos acerca da introdução de Tópicos ...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 09/15750-0 |
Linha de fomento: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Vigência (Início): | 07 de janeiro de 2010 |
Vigência (Término): | 06 de março de 2010 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem |
Pesquisador responsável: | Marcelo Alves Barros |
Beneficiário: | Marcelo Alves Barros |
Anfitrião: | Roser Pinto Casulleras |
Instituição-sede: | Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Local de pesquisa : | Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha |
Vinculado ao auxílio: | 08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM |
Assunto(s): | Ensino médio Formação de professores Física moderna |
Resumo Este projeto de pesquisa em questão tem como objetivo investigar o papel das crenças motivacionais de professores de Física acerca da implementação de propostas de inovação curricular em situação de ensino. Especificamente, está direcionado para a investigação do papel das crenças motivacionais de professores de Física sobre a inserção de tópicos de Física de Partículas Elementares em sala de aula e sua relação com o saber profissional. Nossa metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizaremos questionários e entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores. A etapa de coleta de dados será realizada com 90 professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo que participarão de um curso de formação continuada sobre Física Moderna e Contemporânea, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricular (NUPIC), da Faculdade de Educação da USP. Também se encontra vinculado a dois projetos financiados pela Fapesp: o primeiro, intitulado: "Inovação Curricular em Física: Transposição Didática de Teorias Modernas e a Sobrevivência dos Saberes" (Projeto Temático - Processo nº 2008/10470-6) e, o segundo, denominado: "A Física Moderna no Ensino Médio e a Formação de Multiplicadores para a Rede Pública de Ensino de Professores de Física" (Projeto Ensino Público - Processo nº 2008/55542-4). Entre os principais resultados esperados desse projeto apontamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas sobre inovação curricular em Ensino de Física no Brasil a respeito do papel das crenças motivacionais dos professores na inserção de propostas de ensino inovadoras em sala de aula, assim como contribuir de forma geral para a melhoria do Ensino de Física, na medida em que as conclusões que se levantarão desta investigação se propõem aos cursos de formação de professores de Física. (AU) | |