Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das crenças motivacionais na formação de professores acerca da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea em sala de aula

Processo: 09/15750-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 07 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 06 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Alves Barros
Beneficiário:Marcelo Alves Barros
Anfitrião: Roser Pinto Casulleras
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha  
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Ensino médio   Formação de professores   Física moderna

Resumo

Este projeto de pesquisa em questão tem como objetivo investigar o papel das crenças motivacionais de professores de Física acerca da implementação de propostas de inovação curricular em situação de ensino. Especificamente, está direcionado para a investigação do papel das crenças motivacionais de professores de Física sobre a inserção de tópicos de Física de Partículas Elementares em sala de aula e sua relação com o saber profissional. Nossa metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizaremos questionários e entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores. A etapa de coleta de dados será realizada com 90 professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo que participarão de um curso de formação continuada sobre Física Moderna e Contemporânea, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricular (NUPIC), da Faculdade de Educação da USP. Também se encontra vinculado a dois projetos financiados pela Fapesp: o primeiro, intitulado: "Inovação Curricular em Física: Transposição Didática de Teorias Modernas e a Sobrevivência dos Saberes" (Projeto Temático - Processo nº 2008/10470-6) e, o segundo, denominado: "A Física Moderna no Ensino Médio e a Formação de Multiplicadores para a Rede Pública de Ensino de Professores de Física" (Projeto Ensino Público - Processo nº 2008/55542-4). Entre os principais resultados esperados desse projeto apontamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas sobre inovação curricular em Ensino de Física no Brasil a respeito do papel das crenças motivacionais dos professores na inserção de propostas de ensino inovadoras em sala de aula, assim como contribuir de forma geral para a melhoria do Ensino de Física, na medida em que as conclusões que se levantarão desta investigação se propõem aos cursos de formação de professores de Física. (AU)