Busca avançada
Ano de início
Entree

Depressão na peri-menopausa: avaliação do impacto da terapêutica de reposição hormonal em uso isolado e em uso conjunto com mirtazapina

Processo: 99/08459-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 09 de julho de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Claudio de Novaes Soares
Beneficiário:Claudio de Novaes Soares
Anfitrião: Leee S. Cohen
Instituição-sede: Pessoa Física
Local de pesquisa : Massachusetts General Hospital, Estados Unidos  
Assunto(s):Climatério   Estrógenos   Menopausa   Transtornos do humor

Resumo

A presença de transtornos depressivos durante a peri-menopausa tem sido apontada por estudos populacionais longitudinais e transversais (ex: 35% de 101 pacientes de uma clínica ginecológica em São Paulo - SOARES, 1999). Estudos recentes correlacionam o surgimento de sintomas depressivos às variações estrogênicas, além de sugerir um efeito benéfico dos estrógenos sobre o humor. Este trabalho avaliará por 9 meses o impacto do uso isolado de 17 beta-estradiol (50-100 mcgr transdérmico) no tratamento de sintomas depressivos de 60 mulheres em peri-menopausa (com indicação do uso de TRH), comparando-o com o seu uso combinado com antidepressivo em dose convencional (mirtazapina 30-45mg/dia). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLAUDIO N SOARES; ADELE C VIGUERA; LEE S COHEN. Mood disturbance and pregnancy: pros and cons of pharmacologic treatment. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 23, n. 1, p. -, Mar. 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.