Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do alimento contaminado com cobre sobre a bionomia e produção secundária de um cladocero planctônico

Processo: 07/02680-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria da Graça Gama Melão
Beneficiário:Giseli Swerts Rocha
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bioacumulação   Fitoplâncton   Toxicidade   Ecotoxicologia   Zooplâncton   Produção secundária

Resumo

Atuando como corpos receptores de efluentes domésticos e industriais, os ecossistemas aquáticos têm recebido grande quantidade de contaminantes oriundos da atividade antrópica. Uma forma grave e frequente de poluição desses ambientes é o despejo de metais. Em virtude da estreita relação dos organismos aquáticos com o meio circundante, a bioacumulação e a biomagnificação desses metais nas cadeias tróficas pode levar à toxicidade para a biota. Portanto, estudos ecofisiológicos envolvendo indivíduos dos primeiros níveis tróficos, base das cadeias alimentares aquáticas, fornecem indicações sobre os efeitos desse agente estressor no ambiente, uma vez que atuam como via de entrada de metais tóxicos nas mesmas. Assim, este trabalho visa avaliar a transferência de cobre numa cadeia alimentar de herbivoria, utilizando um produtor primário (Chlamydomonas reinhardi) contaminado com o metal em concentrações ambientalmente relevantes (10-11, 10-10 e 10-9 mol L-1.) e fornecido como alimento para um consumidor primário (o cladócero Moina minuta). Será investigada a capacidade de acúmulo do metal tanto na microalga como no cladócero, avaliando seus efeitos sobre a produção secundária e a bionomia do animal, ao longo de sua história de vida. O cobre será analisado na forma dissolvida (Cu2+) e na forma particulada nas algas e no zooplâncton através de espectroscopia de absorção atômica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, GISELI S.; TONIETTO, ALESSANDRA E.; LOMBARDI, ANA T.; MELAO, MARIA DA G. G. Effect of copper contaminated food on the life cycle and secondary production of Daphnia laevis. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 133, p. 235-242, NOV 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.