Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos receptores similes ao Toll ou NOD na sensibilização a alérgenos

Processo: 07/03031-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Momtchilo Russo
Beneficiário:Renato Barboza
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A doença pulmonar alérgica experimental é caracterizada por hiperreatividade das vias aéreas, inflamação eosinofílica, hipersecreção de muco e níveis elevados de IgE devido a secreção de citocinas derivadas de linfócitos Th2. Trabalho anterior e estudos recentes realizados em nosso laboratório mostram que lipolissacarídeo (LPS), um componente da parede de bactérias gram-negativas e molécula prototípica de ativação do receptor 4 do tipo Toll (TLR4), pode exercer uma regulação negativa sobre o desenvolvimento da doença pulmonar alérgica sem, no entanto, induzir a produção de IFN-gamma (resposta do tipo Th1). O TLR4 pertence a uma família de receptores que reconhecem padrões moleculares presentes em microorganismos. Recentemente, uma nova família de receptores que reconhecem padrões intracelularmente, os receptores do tipo NOD (NLR), foram caracterizados. Tem sido mostrado que os TLRs e os NLRs apresentam sinergias e que o resultado da interação destes receptores pode levar a uma resposta imune mais efetiva. O objetivo deste trabalho é estudar os efeitos do uso concomitante de LPS e de outros ligantes dos TLR e NLR (pepitidioglicana, muramil dipeptídios e sequencias de DNA ricas em CpG) na inibição da resposta alérgica utilizando como alergenos, OVA ou extrato de Blomia tropicalis. Como a ativação via TLRs pode resultar na produção direta ou indireta de interferons (IFN tipo 1 e 2), a participação de IFNs também será avaliada. O esclarecimento destes mecanismos imunoreguladores da alergia poderá fornecer novas ferramentas para o desenvolvimento vacinas antialérgica ou imunoterapia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOZA, RENATO; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; GOMES, ELIANE; SA-NUNES, ANDERSON; FLORSHEIM, ESTHER; MIROTTI, LUCIANA; LABRADA, ALEXIS; ALCANTARA-NEVES, NEUZA MARIA; RUSSO, MOMTCHILO. Endotoxin Exposure during Sensitization to Blomia tropicalis Allergens Shifts TH2 Immunity Towards a TH17-Mediated Airway Neutrophilic Inflammation: Role of TLR4 and TLR2. PLoS One, v. 8, n. 6 JUN 21 2013. Citações Web of Science: 22.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOZA, Renato. Influência dos receptores do tipo Toll 2 e 4 no desenvolvimento da alergia pulmonar experimental induzida por Blomia tropicalis em presença de lipopolissacarídio.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.