Busca avançada
Ano de início
Entree

Um modelo para a geração das câmaras atriais

Processo: 02/13652-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:José Xavier Neto
Beneficiário:Tatiana Hochgreb
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/00009-0 - Estudo integrado da hipertensão arterial: caracterização molecular e funcional do sistema cardiovascular, AP.TEM

Resumo

Este projeto destina-se a avaliar um modelo para a geração das câmaras atriais do coração, segundo o qual, o compartimento atrial é definido pela expressão seletiva da RALDH2 - a enzima chave para a síntese de ácido retinóico (AR) - em precursores cardíacos posteriores, enquanto o compartimento ventricular (anterior) é definido na ausência de AR. O modelo prevê duas fases dependentes de AR: especificação e determinação. Para estabelecer o substrato morfológico destas duas fases, utilizaremos técnicas de hibridação in situ, análise morfométrica e estudos de mapa de destino a fim de determinar a relação espacial entre os precursores cardíacos e as zonas do embrião que expressam a RALDH2. Utilizaremos, como marcadores cardíacos, sondas antisense contra os genes Tbx5 e GATA4, enquanto que, para a marcação do sinal de AR, utilizaremos uma sonda antisense contra o gene da RALDH2. Uma vez identificados os substratos morfológicos da partição AP do coração pelo AR, utilizaremos técnicas de cultivo e hibridação in situ de explantes de embriões de galinha para definir a natureza dos mecanismos que regulam a expressão de RALDH2 na região anterior do mesoderma lateral que contém os precursores cardíacos, determinando assim se o padrão de expressão da RALDH2 é uma característica autônoma desta região ou se depende da influência de estruturas axiais ou da região posterior do embrião pela difusão de morfógenos ou migração celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMÕES-COSTA, MARCOS S.; VASCONCELOS, MICHELLE; SAMPAIO, ALLYSSON C.; CRAVO, ROBERTA M.; LINHARES, VANIA L.; HOCHGREB, TATIANA; YAN, CHAO Y. I.; DAVIDSON, BRAD; XAVIER-NETO, JOSÉ. The evolutionary origin of cardiac chambers. Developmental Biology, v. 277, n. 1, p. 1-15, Jan. 2005.
HOCHGREB‚ T.; LINHARES‚ V.L.; MENEZES‚ D.C.; SAMPAIO‚ A.C.; YAN‚ C.Y.I.; CARDOSO‚ W.V.; ROSENTHAL‚ N.; XAVIER-NETO‚ J. A caudorostral wave of RALDH2 conveys anteroposterior information to the cardiac field. DEVELOPMENT, v. 130, n. 22, p. 5363-5374, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.