Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação citológica e imunocitoquímica dos linfomas caninos

Processo: 01/12045-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Julio Lopes Sequeira
Beneficiário:Sara Maria de Carvalho e Suzano
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

Este trabalho tem por objetivo classificar os casos de linfomas caninos, utilizando a Citologia Aspirativa como meio de diagnóstico e aplicando-os nas classificações para linfoma não Hodgkin humanos, Kiel e Working Formulation além de uma proposta de classificação citológica proposta por Foumel-Fleury (1994) para a espécie canina. Paralelamente será realizada a imunofenotipagem para verificar a origem T ou B das células neoplásicas empregando-se um painel de anticorpos comerciais, constituído de um marcador de células T, CD3 (Dako) e um para células B, CD79 (Dako). Serão utilizados todos os casos de linfomas na espécie canina diagnosticados no Hospital Veterinário, Unesp, Campus de Botucatu - SP. Os animais serão submetidos a exames de diagnóstico por imagem e punção aspirativa de medula óssea para determinação de estadiamento clínico da neoplasia. O uso da citologia aspirativa como método de diagnóstico permitirá maior rapidez e menor custo nos resultados, permitindo a associação de dados das classificações citológica e imunocitoquímica e o estadiamento clínico. O emprego das classificações humanas além de classificar os linfomas caninos, permitirá uma comparação de resultados obtidos nas duas espécies, possibilitando o uso do cão como modelo comparativo da doença humana. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUZANO, Sara Maria de Carvalho e. Classificação citológica e imunocitoquímica dos linfomas caninos. 2004. 110 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.