Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultivo de células de Drosophila melanogaster em diferentes meios de cultura para a produção de compostos recombinantes de interesse comercial

Processo: 03/00675-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Angela Maria Moraes
Beneficiário:Adriana Lages Lima Galesi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O cultivo de células de inseto tem gerado um grande interesse devido à eficiente obtenção de bioprodutos com aplicações na medicina, através da obtenção de proteínas com potencial terapêutico, e na agricultura, através dos bioinseticidas. Em comparação com o cultivo de células de mamíferos, as células de insetos são capazes de realizar as mesmas modificações pós-tradução na complexidade requerida, com a vantagem de apresentar maior facilidade de cultura e menor custo. Dentre as células de inseto utilizadas para a obtenção destes bioprodutos está a linhagem Drosophila melanogaster Schneider 2. O objetivo deste trabalho é determinar, através da técnica estatística de planejamento fatorial de experimentos, um meio de cultura que conduza a um ótimo crescimento da linhagem Drosophila Schneider 2 e à produção expressiva de compostos recombinantes de interesse comercial como o antígeno de superfície do vírus da hepatite B e a glicoproteína G do vírus da raiva. Para tal, propõe-se um estudo para a verificação do efeito das concentrações de glicose, glutamina, Pluronic F68, soro fetal bovino, assim como extrato de levedura e soro de leite bovino sobre o crescimento celular. Com a composição mais adequada serão realizados ensaios em maior escala para a avaliação do crescimento celular e da formação do produto de interesse. Uma análise de viabilidade técnico-econômica será realizada para comparação com processos tradicionalmente empregados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALESI‚ A.L.L.; AGUIAR‚ M.A.; ASTRAY‚ R.M.; AUGUSTO‚ E.F.P.; MORAES‚ Â.M. Growth of recombinant Drosophila melanogaster Schneider 2 cells producing rabies virus glycoprotein in bioreactor employing serum-free medium. Cytotechnology, v. 57, n. 1, p. 73-81, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALESI, Adriana Lages Lima. Cultivo de celulas de Drosophila melanogaster em diferentes formulações de meios de cultura livres de soro visando a produção da glicoproteina do virus da raiva. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.