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Leitura escrita e consciência fonológica: desenvolvimento e intercorrelações

Processo: 96/12120-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Fernando Cesar Capovilla
Beneficiário:Alessandra Gotuzo Seabra
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O projeto propõe o estudo do desenvolvimento da leitura, escrita e consciência fonológica (CF) e das intercorrelações entre elas. Subjacentes ao projeto estão teorias sobre o modelo de duplo-processo para a leitura e sobre o papel fundamental da CF para o sucesso na alfabetização. Estudos piloto analisaram o desempenho de crianças em provas de CF, leitura, ditado e vocabulários expressivo e receptivo. O estudo proposto envolve análise do desempenho em provas de leitura, ditado e CF em função de características psicolinguísticas de palavras de crianças de pré 1 a 2ª série, bem como intervenção com treino de CF e análise dos efeitos desta intervenção sobre o desempenho escolar. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEABRA, Alessandra Gotuzo. Leitura, escrita e consciência fonológica: desenvolvimento, intercorrelações e intervenções. 2000. 262 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

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