Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais de duas enzimas (GumC e GumD) envolvidas na via biossintética da goma fastidiana produzida pela Xilella fastidiosa

Processo: 01/14240-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Glaucius Oliva
Beneficiário:Celina de Pieri
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14138-2 - Center for Structural Molecular Biotechnology, AP.CEPID

Resumo

Neste projeto propõe-se estudar a estrutura tridimensional de 2 das 9 enzimas envolvidas na biossíntese do pentassacarídeo produzido pela Xylella fastidiosa, também conhecido como goma fastidiana. O interesse em estudar essas enzimas vem do fato que polissacarídeos secretados por bactérias fitopatogênicas têm sido apontados como um dos fatores responsáveis pela patogenicidade dessas bactérias. Estudos de clonagem, expressão e purificação da GumD, uma glicosiltransferase, e da GumC, envolvida no processo de secreção da goma já foram iniciados na tese de mestrado da candidata. No presente projeto daremos continuidade aos estudos estruturais das duas enzimas. As enzimas serão caracterizadas através de análise de seqüenciamento N- terminal e através da reação com anticorpos GumC-MBP e GumD-MBP e teste de atividade enzimática para a GumD, uma glicosiltransferase. As estruturas das enzimas serão determinadas através da técnica de difração de raios-X. Os resultados obtidos nestes estudos contribuirão para o melhor conhecimento da via biossintética da goma e poderão ser utilizados futuramente no planejamento racional de moléculas inibidoras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIERI, Celina de. Estudos de duas enzimas da bactéria Xylella fastidiosa, GumC e GumK, envolvidas na síntese da goma fastidiana. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.