Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem do deslizamento entre aço e concreto: análise numérica via mecânica da fratura

Processo: 00/05189-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Aloisio Ernesto Assan
Beneficiário:Joaquim Marins Neto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O candidato desenvolverá programa de computador, em linguagem FORTRAN, utilizando o método dos elementos finitos, para análise de estruturas planas de concreto armado, considerando o deslizamento entre aço e concreto, sob o enfoque da Mecânica da Fratura. Serão utilizados dois elementos finitos planos para representar o concreto: LST, triângulo com 6 nós e LSR, retângulo com 8 nós, tendo ambos 2 graus de liberdade nodais. Nas regiões onde a fenda pode se propagar e na ligação entre a armadura e o concreto, serão empregados elementos finitos de interface com nós duplos. Esses elementos permitirão: a) modelar a propagação da fenda sem necessidade da alteração da rede de elementos finitos e b) representar o escorregamento da armadura em relação ao concreto. O programa permitirá que possam ocorrer comparações entre resultados experimentais, principalmente com aqueles obtidos no Laboratório de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp (FEC), com os gerados pelo programa. Este trabalho é o início de uma linha de pesquisa que se está instalando na FEC,- visando o estudo de estruturas de concreto armado com enfoque mais realista. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, Joaquim Marins. Analise do deslizamento entre aço e concreto. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.