Busca avançada
Ano de início
Entree

Heitor Villa-Lobos - o processo de criação dos 05 prelúdios

Processo: 98/14140-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Cecilia Almeida Salles
Beneficiário:Fernando Antonio Pacheco
Instituição-sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, SP, Brasil

Resumo

Levando-se em conta a importância do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, e sua obra violonística, para a evolução da música brasileira e internacional, na linguagem sonora do século XX, bem como a necessidade do desenvolvimento de uma linguagem analítica apropriada de significação, através da semiose musical, para interpretação harmônica, melódica, estética, fenomenológica, e formal, este trabalho de pesquisa irá contribuir para o conhecimento dessa história, os personagens que a fizeram, o desenvolvimento de um estudo sobre o processo de criação e a metodologia empregada pelo compositor, suas influências, e os recursos sonoros utilizados. Eu me proponho a desenvolver esta pesquisa, através da Crítica Genética dos documentos de processo (manuscritos) dos 05 Prelúdios para violão solo de Villa-Lobos, com a finalidade científica de concluir seu processo de criação artística, através de uma investigação comparativa dos documentos de processo com a obra editada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACHECO, FERNANDO ANTONIO. Heitor Villa-Lobos: o processo de criação dos 5 prelúdios (para violão solo - Rio, 1940). 2001. 118 f. Dissertação de Mestrado - Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.