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A posição do educador e do analista no trabalho institucional com crianças psicóticas

Processo: 97/11928-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1997
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Machado Kupfer
Beneficiário:Renata Petri
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Educação infantil   Psicose infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Instituicao | Intervencao | Psicanalise | Psicose Infantil | Sujeito

Resumo

Pretende-se investigar os efeitos, sobre a constituição subjetiva, das intervenções realizadas por um educador que tem a psicanálise como referencial, no contexto do tratamento institucional de crianças psicóticas. Levando-se em conta a especificidade desta clínica, acredita-se que este lugar de educador é privilegiado e operativo, mas levanta-se a questão da possibilidade das intervenções, para além dos efeitos educativos e terapêuticos, viabilizarem o surgimento do sujeito do desejo. Esta discussão será realizada a partir da análise dos registros das sessões do grupo educacional composto por seis crianças e que acontecerá quatro vezes por semana durante um ano e meio, na pré-escola terapêutica lugar de vida. (AU)

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