Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de fragmentação florestal em guildas de borboletas do Planalto Atlântico de São Paulo

Processo: 00/14717-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Keith Spalding Brown Junior
Beneficiário:Marcio Uehara Prado
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05101-8 - Lepidoptera do Estado de São Paulo: diversidade, distribuição de recursos e uso para análise e monitoramento ambiental, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Mata Atlântica   Fragmentos florestais   Lepidópteros   Borboletas   Monitoramento ambiental   Conservação biológica

Resumo

A comunidade de borboletas como um todo, e alguns de seus componentes em particular, constituem um dos grupos mais apropriados para uso na avaliação e monitoramento ambiental. São fáceis de amostrar, têm a sistemática bem conhecida, são comuns em todas as estações do ano e respondem adequadamente a elementos particulares do sistema, possibilitando que um monitoramento não destrutivo utilizando esse grupo seja efetuado de modo eficiente. O objetivo deste trabalho é caracterizar guildas de borboletas que se alimentam de frutas fermentadas em uma área contínua de Mata Atlântica e fragmentos adjacentes a ela, no município de Cotia, São Paulo, e verificar: a) se a fragmentação afetou a composição e diversidade de espécies, e de que modo; b) se há migração de indivíduos entre fragmentos e entre estes e a área contínua; c) se há espécies adequadas para o monitoramento dessas áreas. As amostragens serão efetuadas com armadilhas portáteis instaladas no sub-bosque de cada área, utilizando como atrativo uma mistura fermentada de banana com caldo de cana. Ao evidenciar quais fatores ambientais, incluindo perturbação, são mais importantes na estruturação das comunidades locais de borboletas, os resultados do presente trabalho podem, dentro de sua perspectiva, fornecer subsídios para a condução de um monitoramento e, se necessário, maneio das áreas em questão, contribuindo dessa forma para a efetividade de sua conservação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UEHARA-PRADO, MARCIO; LUCCI FREITAS, ANDRE VICTOR. POPULATION STRUCTURE OF TAYGETIS YPTHIMA (NYMPHALIDAE, EUPTYCHIINA) IN SOUTHEAST BRAZIL. JOURNAL OF THE LEPIDOPTERISTS' SOCIETY, v. 73, n. 1, p. 63-64, MAR 14 2019. Citações Web of Science: 0.
UEHARA-PRADO, MARCIO; FREITAS, ANDRE V. L. The effect of rainforest fragmentation on species diversity and mimicry ring composition of ithomiine butterflies. Insect Conservation and Diversity, v. 2, n. 1, p. 23-28, FEB 2009. Citações Web of Science: 16.
UEHARA-PRADO, MARCIO; FREITAS, ANDRÉ VICTOR LUCCI; FRANCIN, RONALDO BASTOS; BROWN JR, KEITH SPALDING. Guia das borboletas frugívoras da Reserva Estadual do Morro Grande e região de Caucaia do Alto, Cotia (São Paulo). Biota Neotropica, v. 4, n. 1, p. 0-0, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Marcio Uehara. Efeitos de fragmentação florestal na guilda de borboletas frugívoras do Planalto Atlântico Paulista. 2003. 144 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.