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O processo de implementação do projeto de ensino de ciências La Main à la Pâte na rede pública de ensino de São Carlos como elemento de formação continuada de professores

Processo: 01/13601-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Alice Helena Campos Pierson
Beneficiário:Carolina Rodrigues de Souza
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

O trabalho parte, por um lado, do reconhecimento do importante papel que o ensino de Ciências, desde o início da escolarização, pode desempenhar na formação de alunos críticos, questionadores da realidade, com elementos que os auxiliem na construção de modelos explicativos, mas sem desconhecer, por outro lado, as dificuldades envolvidas na sua incorporação numa etapa da escolarização onde os professores apresentam pouca formação específica para o tratamento de assuntos referentes à ciência. Nesta perspectiva temos como objetivo analisar o processo de implementação, em escolas públicas de São Carlos, de um projeto francês de ensino de Ciências e que vem sendo utilizado naquele país com importantes resultados. Numa perspectiva de trabalho em parceria analisaremos, de forma participativa, o processo vivenciado por uma professora durante a implementação da proposta, verificando as implicações da utilização de uma proposta de ensino pronta, na capacitação de professores para o ensino de Ciências na fase inicial do processo de escolarização. Estaremos analisando, durante um ano de acompanhamento dos diferentes momentos do trabalho, qual a possibilidade do professor, após ter contato com um material já pronto, transcender ao próprio material, identificando-o como uma possibilidade e não modelo a ser seguido. Que elementos deverão ser desenvolvidos para a construção da autonomia do professor. (AU)