Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da biologia de uma comunidade de peixes de riacho da Bacia do Rio Mogi-Guaçu-SP: dieta, reprodução e ecomorfologia

Processo: 00/01918-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Ricardo Macedo Corrêa e Castro
Beneficiário:Katiane Mara Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05072-8 - Diversidade de recursos pesqueiros das nascentes e cursos d’água do sistema hídrico do Alto Rio Paraná no Estado de São Paulo, Brasil, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Peixes de água doce   Dieta animal   Reprodução animal   Ictiofauna

Resumo

O presente projeto se propõe a contribuir para o Projeto Temático "Diversidade de Peixes de Riachos é Cabeceira da Bacia do Alto Paraná, no Estado de São Paulo", vinculado ao Programa BIOTA/FAPESP (processo nº 98/05072-8), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Macedo Corrêa e Castro, estudando um determinado trecho de um riacho (córrego do Cafundó), afluente da bacia do rio Mogi-Guaçu, onde os espécimes capturados serão estudados quanto à sua dieta, sobreposição alimentar, desenvolvimento gonadal e aspectos da ecomorfologia. Adicionalmente, serão realizadas coletas em dois trechos do mesmo córrego em estações climáticas distintas; utilizando metodologia padronizada pelo Projeto Temático em questão, para possíveis comparações entre similaridades ictiofaunísticas e avaliação dos possíveis impactos causados pela utilização da pesca elétrica. Levando-se em consideração que o local de coleta está situado em uma das maiores áreas de vegetação original de cerrado do estado de São Paulo, e que riachos de uma maneira geral estão mais vulneráveis a ação do homem, onde sérias alterações poderão ocorrer em sua composição original (fauna e/ou flora), qualquer informação que diz respeitosa biologia das espécies que lá habitam, torna-se relevante para a administração dos ecossistemas e preservação das espécies. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASATTI, L.; MENDES, H. F.; FERREIRA, K. M. Aquatic macrophytes as feeding site for small fishes in the Rosana Reservoir, Paranapanema River, Southeastern Brazil. Brazilian Journal of Biology, v. 63, n. 2, p. 213-222, May 2003.
CASTRO, RICARDO M. C.; CASATTI, LILIAN; SANTOS, HERTZ F.; FERREIRA, KATIANE M.; RIBEIRO, ALEXANDRE C.; BENINE, RICARDO C.; DARDIS, GABRIELA Z. P.; MELO, ALEX L. A.; STOPIGLIA, RENATA; ET AL. Estrutura e composição da ictiofauna de riachos do rio Paranapanema, Sudeste e Sul do Brasil. Biota Neotropica, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Katiane Mara. Aspectos da biologia e ecomorfologia dos peixes de um riacho da bacia do Rio Mogi-Guaçu, SP. 2002. 139 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.