Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do óxido nítrico na modulação de respostas defensivas a estímulos ameaçadores

Processo: 02/01210-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Francisco Silveira Guimaraes
Beneficiário:Vanessa Beijamini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/10639-7 - Neurobiologia de respostas comportamentais a eventos aversivos 2, AP.TEM

Resumo

Diversas evidências têm sugerido que o NO, sintetizado pela ação da enzima óxido nítrico sintase neuronal (nNOS) sobre a L-arginina, possa ter um papel modulador em reações defensivas, possivelmente facilitando a ansiedade. Outra observação que sugere esse envolvimento é a localização da enzima nNOS em estruturas envolvidas com reações defensivas de animais expostos a eventos ameaçadores. Entretanto, a maioria dos trabalhos têm investigado o papel do NO na ansiedade através de administração direta de fármacos em estruturas cerebrais envolvidas com reações defensivas. Dessa forma, observa-se a importância de realizar estudos que possam investigar se o sistema nitrérgico de regiões relacionadas a reações defensivas é ativado em situações ameaçadoras. Portanto, o objetivo do presente projeto será investigar o envolvimento do NO na modulação de respostas defensivas a estímulos ameaçadores. Para tanto, será avaliado se neurônios NADPH-d positivos, localizados em regiões do SNC de ratos relacionadas a processos defensivos, serão ativados após exposição a eventos ameaçadores de diferentes intensidades, quais sejam, exposição a um labirinto em cruz elevado e a um predador natural (gato). A ativação neuronal será verificada pela detecção da imunorreatividade à proteína c-Fos. O efeito do pré-tratamento com as drogas ansiolíticas AP-7, um antagonista NMDA, ou mldazolam, um benzodiazepínico, sobre essa ativação também será investigado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEIJAMINI‚ V.; GUIMARÃES‚ F.S. Activation of neurons containing the enzyme nitric oxide synthase following exposure to an elevated plus maze. Brain Research Bulletin, v. 69, n. 4, p. 347-355, 2006.
BEIJAMINI‚ V.; GUIMARÃES‚ F.S. c-Fos expression increase in NADPH-diaphorase positive neurons after exposure to a live cat. Behavioural Brain Research, v. 170, n. 1, p. 52-61, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.