Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos das irregularidades ionosféricas através da cintilação de sinais de "GPS"

Processo: 00/13325-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Eurico Rodrigues de Paula
Beneficiário:Fabiano da Silveira Rodrigues
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil

Resumo

Os objetivos do projeto proposto são o estudo da influência do conteúdo eletrônico total nas irregularidades ionosféricas e o estudo da morfologia, estatística, velocidade zonal e variações latitudinais e longitudinais das irregularidades e seus efeitos em sistemas globais de posicionamento, visando contribuir para se obter uma previsão de suas ocorrências em nosso território, durante períodos magneticamente calmos e perturbados. Ênfase será dado no estudo da velocidade zonal das irregularidades ionosféricas utilizando receptores espaçados e imageadores all-sky. Para se alcançar estes objetivos serão utilizados dados de uma rede de 10 receptores de GPS especialmente projetados para detectar as oscilações da amplitude dos seus sinais durante a ocorrência de irregularidades ionosféricas que foi montada com apoio da FAPESP e em colaboração com a Universidade de Cornell e dados de dois receptores de GPS Allen-Osborne que medem o Conteúdo Eletrônico Total (CET) adquiridos com apoio da FAPESP. O CET também apresenta oscilações durante irregularidades ionosféricas. Dados de um radar VHF de espalhamento coerente, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Clemson, e com apoio da Fapesp e que deverá iniciar em dezembro deste ano sua operação na estação equatorial de São Luís, Ma, dados de digissondas e de imageadores all-sky complementarão o estudo proposto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES‚ FS; DE PAULA‚ ER; ABDU‚ MA; JARDIM‚ AC; IYER‚ KN; KINTNER‚ PM; HYSELL‚ DL. Equatorial spread F irregularity characteristics over São Luís‚ Brazil‚ using VHF radar and GPS scintillation techniques. RADIO SCIENCE, v. 39, n. 1, p. RS1S31, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.