Busca avançada
Ano de início
Entree

Datação das serras da Mantiqueira e do Mar utilizando-se o método do traços de fissão aplicado ao epídoto

Processo: 02/13258-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Julio Cesar Hadler Neto
Beneficiário:Eduardo Augusto Campos Curvo
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/03960-5 - História de exumação da plataforma sulamericana a exemplo da região sudeste brasileira: termocronologia por traços de fissão e sistemáticas ar/ar e sm/nd, AP.TEM

Resumo

Por possuir resistência ao annealing e, conseqüentemente, temperatura de fechamento para traços de fissão bem superior à da apatita, o mineral atualmente mais estudado, o epídoto tem potencial para permitir a obtenção de informações termocronológicas relacionadas com tempos maiores/temperaturas mais intensas do que aquele mineral permite acessar. Neste trabalho continuar-se-á o desenvolvimento da metodologia iniciada no mestrado, que visa à inserção do epídoto dentro do método dos traços de fissão, bem como a aplicação dessa metodologia na investigação de eventos geotérmicos. A metodologia engloba estudos sobre annealing dos traços de fissão, e a aplicação do método visa a datação de amostras da Serra da Mantiqueira e do Mar. Pretende-se também efetuar comparações entre datações com o MTF em epídotos, zircões e apatitas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CURVO‚ EAC; IUNES‚ PJ; GUEDES‚ S.; PALISSARI‚ R.; HADLER‚ JC. Comparison of population and external detector method dating in epidote. Radiation Measurements, v. 42, n. 8, p. 1307-1314, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURVO, Eduardo Augusto Campos. Analise de traços de fissão em epidoto : obtenção de idades e estudo de annealing. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.