Busca avançada
Ano de início
Entree

Ordinal natural e pior sequencia de redução em dedução natural

Processo: 96/08071-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1996
Vigência (Término): 31 de maio de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Itala Maria Loffredo D'Ottaviano
Beneficiário:Daniel Durante Pereira Alves
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é encontrar, para alguns sistemas de dedução natural, uma atribuição numérica que associe univocamente, a cada derivação π do sistema, um número natural o (π), tal que para toda derivação π' obtida de n através de uma redução, o (π') < o (π). Uma atribuição com essas características representa um limitante superior para o comprimento de todas as seqüências de redução para uma derivação qualquer π e fornece-nos, trivialmente, o teorema de normalização forte para os sistemas que a possuírem. Juntamente, faremos uma comparação entre o nosso resultado central e os poucos conhecidos na literatura que, direta ou indiretamente, tratam do assunto. Esperamos também que os métodos que utilizarmos para a obtenção de o (π) indiquem-nos como obter estimativas do comprimento da forma normal para uma derivação π, que sejam melhores que as presentes na literatura da área. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Daniel Durante Pereira. Normalização forte via ordinal natural. 1999. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.