Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre a matéria cinzenta periaquedutal e o complexo amigdalóide na organização do sistema motivacional de medo

Processo: 97/00363-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 31 de março de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Frederico Guilherme Graeff
Beneficiário:Daniel Machado Luiz Vianna
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Estudos têm demonstrado que a estimulação elétrica da matéria cinzenta periaquedutal dorsal (MCPD), em intensidades menores do que as necessárias para produzir respostas de fuga, podem gerar respostas de congelamento no rato. Esses dados contrastam com numerosos estudos que sugeriam que a MCPD estaria mais relacionada com a fuga, em oposição à matéria cinzenta periaquedutal ventral (MCPV), responsável pelo congelamento. Com a finalidade de estudar a relação entre a MCPD e a resposta de congelamento, seis experimentos foram propostos. Iremos, nos dois primeiros experimentos, analisar se a ativação da resposta de congelamento na MCPD pode ser explicada por condicionamento pavloviano, onde a estimulação seria o estímulo incondicionado e o contexto o estímulo condicionado. Caso fique caracterizado que a resposta de congelamento é produto da estimulação elétrica da MCPD, e não de condicionamento, procuraremos então distinguir farmacologicamente os grupos neuronais responsáveis pela fuga e congelamento. Finalmente, através de manipulações no complexo amidalóide e na MCPV, procuraremos modular a resposta de congelamento gerada pela estimulação da MCPD. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D.M.L. VIANNA; M.L. BRANDÃO. Anatomical connections of the periaqueductal gray: specific neural substrates for different kinds of fear. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 5, p. 557-566, Maio 2003.
VIANNA‚ D.M.L.; GRAEFF‚ F.G.; BRANDÃO‚ M.L.; LANDEIRA-FERNANDEZ‚ J. Defensive freezing evoked by electrical stimulation of the periaqueductal gray: comparison between dorsolateral and ventrolateral regions. Neuroreport, v. 12, n. 18, p. 4109-4112, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.