Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância ecológica dos foraminíferos bentônicos e sua aplicação a problemas de poluição ambiental em áreas rasas, enseada de Ubatuba, São Paulo

Processo: 97/12493-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia
Pesquisador responsável:Ana Maria Setubal Pires-Vanin
Beneficiário:Leticia Burone
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal o monitoramento da região da Enseada de Ubatuba, em relação à poluição, utilizando-se as populações de foraminíferos bênticos. Pretende-se traçar gradientes faunais a partir dos pontos de entrada dos poluentes, para verificar a dispersão e o efeito dos mesmos dentro do sistema. Será realizada uma campanha piloto para coleta de amostras, com auxílio de um pegador tipo Petersen modificado, ao longo dos rios e dentro da enseada. O plano de amostragem a partir das desembocaduras dos rios, até um raio aproximado de 800 m, foi baseado no método "Concentric Ring Sampling Pattern", utilizado para áreas poluídas. As estações restantes serão posicionadas segundo a batimetria da região. Após analisados os dados desta primeira campanha, serão determinados alguns pontos onde a fauna de foraminíferos reflete os problemas dos poluentes no local. Os referidos pontos serão amostrados quinzenalmente no inverno, e no verão, e mensalmente no restante dos meses, ao longo de um ano. As referidas amostras serão obtidas com ajuda de um corer. Pretende-se assim acompanhar o comportamento das populações de foraminíferos em mesoescala temporal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BURONE‚ L.; PIRES-VANIN‚ A.M.S. Foraminiferal assemblages in the Ubatuba Bay‚ south-eastern Brazilian Coast. Scientia Marina, v. 70, n. 2, p. 203-217, 2006.
LETICIA BURONE; PABLO MUNIZ; ANA MARIA S. PIRES-VANIN; MARCELO RODRIGUES. Spatial distribution of organic matter in the surface sediments of Ubatuba Bay (Southeastern - Brazil). Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 75, n. 1, p. -, Mar. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.