Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de alguns aspectos de dinâmica florestal em uma área degradada no interior do Parque Estadual do Jurupara

Processo: 00/04175-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Silvana Cristina Pereira Muniz de Souza
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

No presente projeto, a resiliência de uma área degradada no interior do Parque Estadual do Jurupará, será investigada através de alguns aspectos de dinâmica florestal, como análise do banco de sementes, da chuva de sementes e indivíduos jovens regenerantes a diferentes distâncias de um remanescente florestal, com a finalidade de se testar a hipótese de que a distância de remanescentes florestais e a resiliência de áreas desflorestadas são inversamente relacionadas. Isso poderá permitir uma readequação das ações de restauração florestal. A área selecionada para a implantação do Experimento está localizada no interior do Parque Estadual do Jurupará (23º51' a 24º02'S e 47º11' a 47º24'W), ocupando o extremo sudeste da Unidade de Conservação. Serão utilizadas 3 faixas de 15 parcelas de 10 X 20 m a diferentes distâncias do fragmento florestal: a primeira faixa de 0-20 m, a segunda de 40-60 m e a terceira de 80-100 m. De cada faixa serão sorteadas 5 parcelas para instalar as sub-parcelas amostrais. Os resultados obtidos serão utilizados na definição metodológica da restauração florestal da Unidade de Conservação em questão, como também, em outras áreas com as mesmas características ambientais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Silvana Cristina Pereira Muniz de. Análise de alguns aspectos de dinâmica florestal em uma área degradada no interior do parque estadual do Jurupará, Ibiúna, São Paulo.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.