Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo clínico da infecção oculta pelo VHB em pacientes cronicamente infectados pelo VHC

Processo: 00/11273-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Fernando Lopes Gonçales Junior
Beneficiário:Claudia da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatite viral humana   Vírus da hepatite B   Antígenos de superfície da hepatite B   Infecção

Resumo

As hepatites pelos vírus B e C têm contribuído de forma importante para o elevado número de doenças hepáticas no mundo. Indivíduos que apresentam infecção pelo VHB em ausência do HBsAg são considerados com infecção oculta pelo VHB. Esta infecção tem sido observada em pacientes com HVC crônica, e sua prevalência e significado clínico ainda não estalem estabelecida. objetivo deste estudo são: Determinar a freqüência da infecção oculta do VHB em pacientes com HVC crônica; Correlacionar a presença do DNA-VHB com fatores de risco para aquisição do HVB e C; Correlacionar a presença do DNA-VHB com alterações histológicas e hepáticas nos indivíduos co-infectados pelo VHC. Serão estudados 2 grupos: 1- Controle: 100 doadores de sangue HBsAg não reagente/anti-HBc reagente reagente sem outras co-infecções; 2- 100 pacientes HBsAg não reagente/anti-HBc reagente com infecção crônica pelo VHC. Todos os pacientes serão identificados na primeira consulta de acordo com as características pessoais e responderão um questionário especifico quanto aos comportamentos de risco para aquisição do VHB e C. Todas as amostras coletadas serão aliquotadas e submetidas ao estudo dos marcadores sorológicos dos vírus BeC, dosagem de enzimas hepáticas e pesquisa do DNA-VHB e RNA-VHC por PCR. Os resultados serão avaliados pelo teste de qui-quadrado e exato de FISHER. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Claudia da. Infecção oculta pelo vírus da hepatite B em pacientes com infecção crônica pelo vírus da hepatite C. 2004. 89 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.