Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de crescimento de filmes finos de diamante-CVD de baixa rugosidade para aplicações tribológicas usando a técnica "surfatron"

Processo: 97/02501-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Vladimir Jesus Trava-Airoldi
Beneficiário:Adriana Faria Azevedo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil

Resumo

Na área espacial, a utilização de materiais duros e resistentes a radiações são muito importantes para uso em proteção de superfícies e também para operar como materiais de juntas lubrificadas de longa duração. Pretende-se, com este, pleito, obter filmes finos de diamante-CVD em vários tipos de substratos, entre eles o substrato de carbeto de tungstênio e a liga Ti6A14V, com boa aderência, aproveitando-se a propriedade deste tipo de sistema de crescimento que é o de se obter filmes de baixa granulometria. Neste trabalho, far-se-á uso da técnica assistida por microondas em 2,45 GHz com descarga em guia de onda, ou seja, o sistema "Surfatron", dentro de um projeto recentemente aprovado pela FAPESP (proc. Nº 96/0019-6). Deseja-se desenvolver um método adequado para testes tribológicos, para medidas do coeficiente de fricção entre dois filmes de diamante de baixa rugosidade. As técnicas de caracterizações via espectroscopia de espalhamento Raman, microscopia eletrônica de varredura, espectrofotometria de UV-IV, rugosímetro, etc., serão bem estudadas e empregadas. O auxilio na montagem do sistema "Surfatron" que está em fase final de aquisição e sua operação completa serão partes importantes de aprendizado e constarão como conteúdo do trabalho a ser desenvolvido. (AU)