Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da vegetação no conforto térmico urbano e no ambiente construído

Processo: 97/12805-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Lucila Chebel Labaki
Beneficiário:Carolina Lotufo Bueno Bartholomei
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conforto térmico   Radiação solar   Arborização   Ambientes urbanos

Resumo

As cidades abrigam, hoje em dia, grande parte da população do planeta e possuem condições ambientais bastante desequilibradas, ou seja, excesso de calor ou frio devido aos materiais utilizados e/ou à incidência direta da radiação solar nas construções, impermeabilização do solo, vários tipos de poluição, entre outras. É fato conhecido que a arborização adequada tem um papel de destaque no restabelecimento das condições naturais do meio. Este projeto propõe o estudo de diferentes espécies arbóreas no controle da intensidade de radiação solar incidente nos centros urbanos, através da observação experimental das relações entre a radiação solar que atravessa as copas das árvores e a intensidade de calor cedida ao ambiente. Também será analisada a influência direta da incidência da radiação solar nas construções através de levantamentos do desempenho térmico de edificações (escolas) comparando os casos com e sem arborização, além de pesquisa, quanto ao conforto térmico, entre os usuários. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARTHOLOMEI, Carolina Lotufo Bueno. Influencia da vegetação no conforto termico urbano e no ambiente construido. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.