Busca avançada
Ano de início
Entree

Astrofísica e análise de dados de fontes de ondas gravitacionais

Processo: 02/07310-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Oswaldo Duarte Miranda
Beneficiário:Oswaldo Duarte Miranda
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/01528-4 - Astrofísica e análise de dados de fontes de ondas gravitacionais, AP.JP
Assunto(s):Ondas gravitacionais   Relatividade geral   Estrelas compactas   Detector Mario Schenberg

Resumo

Este projeto possui dois objetivos básicos que são: (a) Nuclear uma nova linha de pesquisa no Departamento de Física do ITA, criando a área "Astrofísica e Análise de Dados de Fontes de Ondas Gravitacionais". As linhas mestras que se pretende seguir dentro deste primeiro objetivo são: (a.1) Modelagem teórica, utilizando técnicas analíticas e/ou semi-analíticas, da emissão e propagação de radiação gravitacional, associada às fontes astrofísicas e cosmológicas (p.e., forma de onda produzida pela coalescência de objetos compactos em sistemas binários; excitação de estrelas de nêutrons; excitação dos modos quase-normais de buracos negros, etc.), que possa ser detectada tanto por detectores de massa-ressonante quanto pelos observatórios de ondas gravitacionais baseados em interferometria laser; (a.2) Análise de dados de detectores de ondas gravitacionais do tipo massa-ressonante; (b) Colaborar com o projeto GRAVITON tanto na formação de recursos humanos quanto na avaliação das potenciais fontes passíveis de serem detectadas pela antena brasileira MARIO SCHENBERG, incluindo o desenvolvimento de "templates" teóricos através de técnicas pós-Newtonianas, bem como contribuindo para o refinamento dos programas de análise de dados, a serem utilizados pelo grupo GRAVITON, na pesquisa de possíveis sinais gravitacionais oriundos de fontes astrofísicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO‚ J.C.N.; MIRANDA‚ O.D. Star formation rate density and the stochastic background of gravitational waves. Physical Review D, v. 71, n. 12, p. 127503, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.