Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise teórico/experimental do desempenho termo-hidráulico do ar em escoamento através de superfícies tubo-aletadas de trocadores de calor compactos tipo serpentina

Processo: 01/00415-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:José Maria Saiz Jabardo
Beneficiário:Joao Roberto Bastos Zoghbi Filho
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte

Resumo

O projeto trata do estudo da termo-hidráulica do escoamento de ar através dos canais formados por aletas consecutivas em trocadores de calor do tipo tubo-aletado, popularmente conhecidos por serpentinas. A pesquisa será desenvolvida em duas frentes: experimental e modelagem. No desenvolvimento da primeira, utilizar-se-á uma bancada experimental que se encontra em estágio operacional no Laboratório de Refrigeração da EESC/USP, carecendo, entretanto, de alguns ajustes e reformas que serão implementados no primeiro período de bolsa. Os ensaios, realizados com unidades comerciais, terão como objetivo a investigação dos efeitos sobre o desempenho termo-hidráulico do trocador de distintos parâmetros geométrico/construtivos, propiciando, além disso, o desenvolvimento de correlações generalizadas para os coeficientes de transferência de calor e de atrito. O modelo será desenvolvido para condições de escoamento laminar em trocadores de uma ou mais fileiras de tubos no sentido do escoamento, dotados de aletas de superfície plana ou corrugada. A solução numérica será implementada por intermédio de um "software" comercial (FLUENT), permitindo com isso investigar as características do mecanismo de transferência de calor e quantidade de movimento na particular geometria considerada na presente pesquisa. Uma adequada manipulação dos resultados locais proporcionados pelo modelo permitirá sua avaliação face os resultados experimentais obtidos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Joao Roberto Bastos Zoghbi. Avaliação teórico/experimental do desempenho termo-hidráulico do ar em trocadores de calor tipo serpentina. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.