Busca avançada
Ano de início
Entree

Estado histológica e perfis hormonais durante a inversão de sexo em Synbranchas marmoratus ( Teleostei, Synbranchiformes, Synbranchidae)

Processo: 02/00299-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Pesquisador responsável:Irani Quagio Grassiotto
Beneficiário:Fernanda Natália Antoneli
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

Nos peixes teleósteos, dimorfismo sexual é dominante. Hermafroditismo simultâneo, com maior ou menor grau de sincronia e reversão de sexo com maturação seqüencial, sucessiva ou não, dos tecidos germinativos masculinos e femininos, e vice-versa, também, são encontrados. A mudança de sexo nos adultos envolve a degeneração do tecido gonadal do primeiro sexo e substituição gradual pelo tecido do sexo oposto, com uma fase de intersexo. O desenvolvimento gonadal e a reprodução nos teleósteos são controlados pelos hormônios gonadotróficos e esteróides sexuais. Sua concentração plasmática varia com relação à diferenciação e maturação das gônadas. As relações de feedback desses hormônios do eixo hipotálamo-hipófise-gônada e sua atuação pressupõem a existência de receptores nas suas células-alvo. Synbranchus marmoratus, como a maioria dos Synbranchidae, é hermafrodita protogínico. Na remodelação gonadal, os processos de morte e remoção de restos celulares são intensos e podem envolver vários mecanismos, tornando os intersexos modelos potenciais nos estudos sobre morte celular e seus prováveis mecanismos de indução. Assim, pretende-se estudar, nesta espécie, a reestruturação tecidual, com ênfase nos eventos de morte celular, os papéis potenciais dos hormônios na regulação fisiológica da determinação sexual e os prováveis receptores hormonais nas células gonadais, buscando o início do processo de inversão sexual. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTONELI, Fernanda Natália. Perfil morfo-funcional da inversão de sexo em Synbranchidae (Teleostei: Synbranchiformes). 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.