Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de sistemas CDMA aplicados a redes de comunicações ópticas

Processo: 98/02888-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 30 de abril de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Celso de Almeida
Beneficiário:Vitor Rocha de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação digital   Redes locais   Dispersão óptica   Espalhamento espectral

Resumo

CDMA (Code Division Multiple Access) é uma técnica de múltiplo acesso em comunicações digitais por divisão em código [1]. Ela permite que vários usuários transmitam mensagens simultaneamente, na mesma freqüência e ao mesmo tempo, mas codificadas de maneira diferente. É uma técnica de espalhamento espectral (aumenta o espectro do sinal) que garante uma maior imunidade a interferências e tem sido usada com muito sucesso em telefonia celular digital. O CDMA aplicado a sistemas ópticos é uma promessa de resultados muito bons. A fibra óptica é um canal de transmissão com grande largura de faixa espectral e apresentam baixa atenuação, características bastante favoráveis ao CDMA. Diversas vantagens em relação às redes ópticas existentes são visualizadas para o CDMA: operação assíncrona, alta segurança, nenhum controle de rede, menor tempo de acesso, flexibilidade em alocar novos usuários e melhor controle de banda espectral. Este trabalho visa avaliar o desempenho (relação sinal-ruído e probabilidade de erro média por bit) do sistema CDMA aplicado às comunicações ópticas diante de parâmetros fundamentais para o seu funcionamento: a classe de seqüência pseudo-aleatória utilizada, o número de usuários, o comprimento físico da rede, a taxa de transmissão utilizada e a limitação imposta em seu desempenho pelos fenômenos da dispersão óptica (alargamento dos pulsos) e do ruído por batimento óptico. De posse deste desempenho, será realizada uma comparação de performance entre os sistemas CDMA de comunicação óptica com os sistemas WDM e TDMA (Fast Ethernet, FDDI, etc.) de redes locais, disponíveis comercialmente nos dias de hoje. Para tanto serão realizadas simulações computacionais em ambiente C++, simulações estas que já se encontram parcialmente desenvolvidas em nosso laboratório [2]. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Vitor Rocha de. Contribuições ao calculo analitico do desempenho de redes opticas CDMA. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.