Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição ecológica e biologia populacional de Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1862) (Crustacea, Decapoda, Penaeidae) no litoral do estado de São Paulo

Processo: 02/02274-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Adilson Fransozo
Beneficiário:Fúlvio Aurélio de Morais Freire
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/07090-3 - Biodiversidade marinha bêntica no Estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Estudo comparativo   Distribuição animal   Biologia reprodutiva   Crescimento populacional

Resumo

O presente trabalho está incluso no Projeto Temático BIOTA e visa caracterizar a elaborar uma análise comparativa da distribuição ecológica, biologia reprodutiva e populacional e crescimento populacional do camarão "sete-barbas" (Xiphopenaeus kroyeri, Heller 1862) em duas regiões no litoral de São Paulo. As coletas iniciaram-se em julho de 2001 e terminarão em junho de 2003. Ocorrerão amostragens mensais nas regiões de Ubatuba e Caraguatatuba, em 7 transectos predeterminados, nas isóbatas de 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35 metros de profundidade. O material será coletado com o auxílio de um barco de pesca comercial equipado com duas redes do tipo mexicana (double rig) e também em cada transecto, serão amostrados os fatores abióticos. Em laboratório, este projeto visa caracterizar a influência da salinidade (15, 20, 25, 30 e 35%) na taxa de sobrevivência e o tempo do desenvolvimento larval e pós-larval e a preferência dos indivíduos jovens e adultos de Xiphopenaeus kroyeri, em relação a fração granulométrica do sedimento. Os resultados serão analisados segundo os testes estatísticos específicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREIRE, FULVIO A. M.; LUCHIARI, ANA C.; FRANSOZO, VIVIAN. Environmental substrate selection and daily habitual activity in Xiphopenaeus kroyeri shrimp (Heller, 1862) (Crustacea: Penaeioidea). INDIAN JOURNAL OF GEO-MARINE SCIENCES, v. 40, n. 3, p. 325-330, JUN 2011. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREIRE, Fúlvio Aurélio de Morais. Distribuição ecológica e biologia populacional de Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1862) (Crustacea, Decapoda, Penaeidae) no litoral do Estado de São Paulo. 2005. 247 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.