Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e funcionais de hidrolases de Xylella fastidiosa

Processo: 02/10634-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:João Alexandre Ribeiro Gonçalves Barbosa
Beneficiário:Amanda Abdalla Valério
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Clorose variegada dos citros   Hidrolases   Xylella fastidiosa

Resumo

A clorose variegada de citros é uma doença que atinge plantações de laranja comprometendo seriamente a produção agrícola. O agente causador da clorose variegada de citros é a bactéria gram-negativa Xylella fastidiosa. Esta bactéria se encontra no xilema das plantas ou no aparelho bucal do inseto transmissor da doença. Recentemente o genoma completo da X. fastidiosa foi seqüenciado. As hidrolases são enzimas que catalisam reações de hidrólise, e, portanto englobam as celulases, hexosaminidases e peptidases. Estas enzimas estão presentes no genoma de X. fastidiosa e atuam na degradação de polímeros de açúcares e aminoácidos da planta hospedeira. Desta forma; estas hidrolases afetam o desenvolvimento das plantas infectadas. Além disso, as celulases são importantes para a X. fastidiosa pois estão associadas à obtenção de glicose e colonização do sistema vascular da planta. Neste projeto pretendemos estudar os mecanismos de ação de algumas das hidrolases de X. fastidiosa através de técnicas de biologia molecular estrutural. Um total de nove genes de hidrolases foi selecionado do genoma e estão distribuídos em quatro famílias distintas. Duas destas famílias não possuem estrutura atômica conhecida. Experimentos desde a clonagem à resolução da estrutura serão executados visando contribuir para o preenchimento do espaço estrutural, o conhecimento dos mecanismos da clorose variegada de citros e quiçá para o controle desta doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALÉRIO, Amanda Abdalla. Estudos estruturais e funcionais de duas glicosideo hidrolases : a celulase putativa XF0810 de Xylella fastidiosa e a lisozima digestiva 1 de Musca domestica. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.