Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção contínua de ácido clavulânico com células imobilizadas de Streptomyces clavuligerus ATCC27064

Processo: 99/04659-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo
Beneficiário:Susana Cristina Sperandei Lavarda
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil

Resumo

Ácido clavulânico c um poderoso inibidor de beta-lactamases produzidas por bactérias resistentes a penicilinas e cefalosporinas. O presente projeto propõe a produção contínua deste metabólito secundário em biorreator tipo torre com células imobilizadas. O estudo envolverá o desenvolvimento de metodologias para a obtenção e células imobilizadas de Streptomyces clavuligerus ATCC 27064 em vários suportes, com a finalidade de selecionar a conformação celular mais adequada à utilização em reator tipo torre. Após estabelecidas as condições de imobilização e de cultivos, serão investigados e comparados processos em batelada, batelada repetida e contínuo em reator tipo torre, em busca de um conjunto de condições que resulte em melhorias na produtividade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAVARDA, Susana Cristina Sperandei. Avaliação de condições para a imobilização de células de Streptomyces clavuligerus ATCC 27064 para a produção de ácido clavulânico em biorreator tipo torre. 118 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.