Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades elétricas de PZT preparado através de um método citrato modificado

Processo: 00/02384-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Gilmar Patrocínio Thim
Beneficiário:Antonio Abreu Júnior
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil

Resumo

Será estudada a síntese de PZT (Pb(ZrO,52TiO,48)O3) pelo método sol-gel utilizando precursores inorgânicos. Ácido cítrico será utilizado como agente complexante e a hidrólise será realizada através da decomposição de uréia, adicionada em elevadas concentrações. O estudo será concentrado na verificação do efeito da adição da uréia nas propriedades morfológicas e elétricas do PZT. Para tanto, volumes adequados de soluções aquosas com concentração conhecida dos citratos de cada um dos cátions serão misturados, para obter a estequiometria desejada, e o pH da mistura será aumentado homogeneamente para um valor ótimo (pH=6,5). O comportamento térmico do xerogel será estudado através de termoanálises (TG e DSC simultaneamente) e a evolução das fases cristalinas será acompanhada através de difratogramas de raios-X. O estudo das características morfológicas do material na forma de pó e sinterizado serão realizado através de difração de raios-X, SEM e BET. Propriedades elétricas, tais como: resistividade, constante dielétrica, fator de dissipação elétrica (tan), polarização espontânea (Ps), polarização remanescente (Pr), campo coersivo (Ec) serão determinas e correlacionadas com o efeito da adição da uréia na mistura reagente sobre as características morfológicas do material obtido. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Antonio Abreu. Efeitos da uréia na síntese de cerâmica PZT pelo processo sol-gel. 2002. 52 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.