Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle avançado de reatores químicos de leito fixo: aplicação para oxidação do etanol a acetaldeído

Processo: 97/03120-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1997
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1998
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Carlos Alexandre Lourenço Guerra
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos   Etanol   Aldeídos

Resumo

Os principais objetivos deste Projeto podem ser descritos como: - desenvolver um modelo dinâmico adequado para representar os principais fenômenos que ocorrem em um reator de leito fixo. Pretende-se obter um modelo uni-dimensional levando-se em consideração os efeitos da variação do fluido refrigerante e da variação das propriedades físicas de mistura e avaliar seu impacto na qualidade das predições. A abordagem pseudo-homogênea será considerada; - proposta e avaliação das possíveis estruturas de controle, para o reator, de leito fixo; - desenvolver, implementar a avaliar a performance de um controlador do tipo adaptativo para reatores de leito fixo. O algoritmo de controle a ser desenvolvido fará uso das técnicas de controladores do tipo "self-tuning" e preditivo. Além da proposta do novo algoritmo, pretende-se formular o problema de controle levando-se em consideração as dificuldades de monitoramento nas variáveis de estado (um número reduzido de sensores será utilizado), que é típico de muitos reatores industriais. O processo tomado como estudo é a oxidação do etanol a acetaldeído sobre FeMo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUERRA, Carlos Alexandre Lourenço. Controle avançado de um reator quimico de leito fixo : aplicação para oxidação do etanol a acetaldeido. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.