Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluidodinâmica e secagem do ácido adípico em leito vibro-fluidizado

Processo: 98/10563-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1998
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Sandra Cristina dos Santos Rocha
Beneficiário:Virgínia Aparecida da Silva Moris
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos   Ácido adípico   Leito vibrofluidizado   Secagem

Resumo

O ácido adípico (aa) é um importante intermediário na indústria química, para a produção do Nylon 6.6. A secagem do aa é uma importante etapa do processo, pois determina a qualidade final do produto. A proposta do trabalho consiste em realizar o projeto e a montagem um sistema experimental para secagem de partículas de aa em leito vibro-fluidizado. Como objetivos específicos, propõe-se: estudo da fluidodinâmica do leito para as partículas secas e úmidas; estudo da secagem, englobando; a cinética - análise dos parâmetros, isotermas de sorção e modelo empírico; análise granulométrica dos cristais antes e depois da secagem; verificação dos cristais em microscópio antes e depois da secagem; utilização de um simulador comercial "Drypak" para tratamento dos dados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORIS, Virgínia Aparecida da Silva. Fluidodinamica e secagem do acido adipico em leito vibrofluidizado. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.