Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do relaxamento e do exercício físico dinâmico sobre as respostas autonômica, pressórica e de ansiedade a estimulação simpática e parassimpática em indivíduos normotensos e hipertensos

Processo: 99/12278-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz
Beneficiário:Danilo Forghieri Santaella
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Atualmente, a hipertensão arterial atinge 22% da população do município de São Paulo. Terapias não farmacológicas podem auxiliar no tratamento dessa doença. O relaxamento e o exercício físico dinâmico têm sido indicados para essa finalidade, uma vez que ambos levam a reduções pressóricas e do estado de ansiedade após sua realização. Os mecanismos dessas reduções pressóricas, entretanto, não estão muito elucidados. Dessa forma, este estudo investigará os efeitos agudos do relaxamento e do exercício dinâmico sobre as respostas autonômica, pressórica e de ansiedade em repouso e durante a estimulação autonômica em indivíduos normotensos e hipertensos. Serão estudados 20 indivíduos normotensos e 20 hipertensos, que serão submetidos aleatoriamente a 4 sessões: controle (sem intervenção); relaxamento (20 minutos); exercício (45 minutos a 50% V02 pico) ou exercício seguido de relaxamento. As sessões serão precedidas de 20 minutos de repouso deitado e seguidas de 90 minutos de período pós-intervenção (deitado), durante o qual serão medidas a pressão arterial (auscultatória e pletismografia digital), a freqüência cardíaca (eletrocardiograma) e a ansiedade (IDATE), além de se observarem as respostas cardiovasculares e autonômicas (análise espectral) a manobras de ativação simpática e parassimpática. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANILO F SANTAELLA; GERALDO LORENZI-FILHO; MARCOS R RODRIGUES; TAÍS TINUCCI; ANA PAULA MALINAUSKAS; DÉCIO MION-JÚNIOR; NICOLA MONTANO; CLÁUDIA LM FORJAZ. Yoga Relaxation (savasana) decreases cardiac sympathovagal balance in hypertensive patients. MedicalExpress (São Paulo, online), v. 1, n. 5, p. -, Out. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.