Busca avançada
Ano de início
Entree

Tipificação genômica de cepas de Mycoplasma gallisepticum por meio da reação em cadeia da polimerase com primers arbitrários e da eletroforese de campo pulsado

Processo: 99/07948-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Jorge Timenetsky
Beneficiário:Elena Mettifogo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A Micoplasmose é uma das principais doenças que afetam as aves, provocando prejuízos econômicos para a indústria avícola. O Mycoplasma gallisepticum é responsável por problemas respiratórios em matrizes, galinhas de postura e em frango de corte, afetando o desenvolvimento e a produtividade destas aves. O objetivo deste estudo é a padronização da técnica da reação em cadeia da polimerase utilizando primers arbitrários (AP-PCR) para a utilização em estudos epidemiológicos da heterogeneidade genômica do M. gallisepticum. Inicialmente, serão colhidas 300 amostras de swab traqueal de aves pertencentes a granjas de matrizes e processadas para o isolamento e identificação de cepas de M. galissepticum, segundo as técnicas convencionais. A seguir, a técnica de AP-PCR será aplicada para o estudo sobre as heterogeneidades genômica e na diferenciação das cepas isoladas de campo com as de origem vacinal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
METTIFOGO, ELENA; BUZINHANI, MELISSA; BUIM, MARCOS R.; TIMENETSKY, JORGE; PIANTINO FERREIRA, ANTONIO J. Evaluation of a PCR multiplex for detection and differentiation of Mycoplasma synoviae, M. gallisepticum, and M. gallisepticum strain F-vaccine. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 35, n. 1, p. 13-18, JAN 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.