Busca avançada
Ano de início
Entree

MST: cooperativização e (re)organização político-territorial dos assentamentos: o caso da COCAMP (Cooperativa de Comercialização e Prestação de Serviços dos Assentados da Reforma Agrária do Pontal)

Processo: 99/00827-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Antonio Thomaz Júnior
Beneficiário:Alexandre Domingues Ribas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Relações de trabalho   Cooperativismo   Assentamento rural   Movimento dos sem-terra

Resumo

A consecução desse projeto de pesquisa visa a compreensão do processo de (re)organização do trabalho e da produção nos assentamentos de reforma agrária na seara de atuação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), sendo que as nossas atenções estarão voltadas para a COCAMP, localizada no município de Teodoro Sampaio/SP. O projeto de pesquisa consiste na compreensão da organização político-territorial do MST no lugar em questão, considerando o conjunto de relações e mediações que dão conformação ao ordenamento territorial da cooperativa e a identificação da diferencialidade de inserção dos assentados no processo cooperativo, no que tange à organização coletiva ou individual do trabalho - enraizada à concepção de gestão coletiva ou individual da terra - que, por sua vez, está imbricada às concepções sócio-culturais dos assentados. O cooperativismo é aqui entendido como uma estrutura sócio-econômica, cujo objective do MST é expressar enquanto resultados concretos a viabilidade de consecução de seu projeto político. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBAS, Alexandre Domingues. Gestão político-territorial dos assentamentos, no Pontal do Paranapanema (SP) : uma "leitura" a partir da COCAMP (Cooperativa de Comercialização e prestação de Serviços dos Assentados da Reforma Agrária do Pontal). 224 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.