Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais e cinéticos da enzima purina nucleosídeo fosforilase de Schistosoma mansoni

Processo: 99/09304-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1999
Vigência (Término): 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Richard Charles Garratt
Beneficiário:Humberto D'Muniz Pereira
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Schistosoma mansoni   Esquistossomose   Purina-nucleosídeo fosforilase

Resumo

O Schistosoma mansoni, parasita responsável pela esquistossomose, doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo mundo, não possui a via de síntese de purinas ou via "de novo", dependendo integralmente da via de salvação de purinas para seu suprimento de bases de purina. No Projeto Genoma de Schistosoma mansoni o Edna para a enzima Purina Nucleosídeo Fosforilase (PNP) foi identificado. Esta enzima é uma das participantes da via de salvação de purinas. Este gene foi totalmente seqüenciado e clonado no vetor de expressão pMAL. Após a clivagem da proteína de fusão com Fator Xa a SmPNP foi purificada utilizando uma coluna de troca catiônica (Poros 20SP). A SmPNP assim purificada e ativa para inosina e guanosina. Duas condições de cristalização se mostraram promissoras para a obtenção de monocristais da SmPNP. Os objetivos principais deste projeto de doutorado são a determinação experimental da estrutura tridimensional da SmPNP, por difração de raios X, com posterior resolução de estrutura cristalográfica empregando o método de substituição molecular, como também a total caracterização cinética da SmPNP. Ainda serão realizadas buscas por compostos naturais que inibam a SmPNP. A conclusão destes objetivos nos permitirá avaliar a SmPNP como um possível alvo quimioterápico na esquistossomose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, HUMBERTO M.; BERDINI, VALERIO; FERRI, MARIANA R.; CLEASBY, ANNE; GARRATT, RICHARD C. Crystal structure of Schistosoma purine nucleoside phosphorylase complexed with a novel monocyclic inhibitor. Acta Tropica, v. 114, n. 2, p. 97-102, MAY 2010. Citações Web of Science: 12.
PEREIRA‚ HM; BERDINI‚ V.; CLEASBY‚ A.; GARRATT‚ RC. Crystal structure of calf spleen purine nucleoside phosphorylase complexed to a novel purine analogue. FEBS Letters, v. 581, n. 26, p. 5082-5086, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.