Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do sistema micelar de octanoato de sódio por simulação computacional

Processo: 01/05891-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Gomide Freitas
Beneficiário:André Farias de Moura
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Pretende-se investigar aspectos dinâmicos e estruturais do sistema micelar de octanoato de sódio em meio aquoso e em solvente apoiar, através de metodologias de simulação computacional e de cálculos de Química Quântica. O presente Projeto foi elaborado a partir dos subsídios do Projeto de Mestrado de mesmo tema atualmente em andamento, no qual ficou evidente a necessidade de se otimizar a amostragem do espaço de fase deste sistema complexo. Neste sentido, apresentamos uma proposta metodológica para aumentar a eficiência com que o espaço de fase pode ser amostrado, utilizando-se curvas de aquecimento-resfriamento para deslocar o sistema de mínimos locais da sua superfície de potencial. Alguns dados sobre a eficiência desta metodologia são apresentados, bem como uma breve revisão dos trabalhos de simulação computacional deste sistema, mostrando que as metodologias atualmente em uso são pouco eficientes para o estudo de sistemas complexos como este. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTINA S. PEREIRA; ANDRÉ F. DE MOURA; LUIZ CARLOS G. FREITAS; ROBERTO D. LINS. Revisiting the internal conformational dynamics and solvation properties of cyclodextrins. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 18, n. 5, p. 951-961, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.