Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de universo: Friedman e de Sitter

Processo: 00/08425-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Ruben Aldrovandi
Beneficiário:Rodrigo Rocha Cuzinatto
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/03612-7 - Geometrização das interações fundamentais, AP.TEM
Assunto(s):Cosmologia física   Gravitação   Equações de Friedmann   Espaço de De Sitter

Resumo

O chamado modelo cosmológico padrão, baseado na solução de Friedmann, apresenta um número de sucessos que o tornam incontornável. Ele explica a nucleossíntese dos elementos leves e prevê a existência e temperatura atual da radiação de fundo. Além disso, apresenta um quadro coerente, no qual se insere sem dificuldade toda uma pletora de dados observacionais sobre objetos distantes. Isso dito, ele tem dificuldades no período anterior ao da nucleossíntese: os dois problemas clássicos do horizonte e da "platitude". Esses problemas seriam resolvidos se supusesse que o Universo fosse, naquela época, descrito por um modelo de Sitter, ao invés de um modelo de Friedmann. A dificuldade persiste, porém, na mudança de um comportamento para outro ou, em outras palavras, na co-ligação dos dois. Dois anos atrás apareceram dados indicando uma constante cosmológica não nula. Isso acaba de receber uma confirmação espetacular por parte do Projeto Boomerang. Há, portanto, argumentos fortes favorecendo tanto o modelo de Friedmann quanto o de Sitter. Tenciona-se nesse projeto proceder a um estudo conjugado dos dois modelos, com vistas a uma integração de ambos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUZINATTO, Rodrigo Rocha. Modelos de universo e equação de estado na cosmologia. 2002. 96 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica. São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.