Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica de Croton seção Lamprocroton (Mull. Arg.) Pax e estudo filogenético das seções sul-americanas do gênero Croton L. (Euphorbiaceae)

Processo: 01/10947-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:José Rubens Pirani
Beneficiário:Letícia Ribes de Lima
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A família Euphorbiaceae é composta por cerca de 8910 espécies agrupadas em 322 gêneros, distribuídos especialmente nos trópicos. Croton L. é o segundo maior e mais diverso gênero das Euphorbiaceae, com distribuição pantropical e cerca de 800 espécies, sendo a maioria americana. Apesar do tamanho e da diversidade, Croton é um táxon monofilético, sendo o principal gênero da subfamília Crotonoideae. Atualmente está dividido em 40 seções, 34 delas representadas nos neotrópicos. No entanto, muitas dessas seções parecem ser extremamente artificiais não constituindo grupos monofiléticos. Croton sect. Laprocroton (Müll. Arg.) Pax é um grupo sul-americano com cerca de 20 a 30 espécies que inclui as espécies com estiletes bífidos, originalmente colocadas por Mueller (1873) na série Lamprocroton e também aquelas com estiletes bífidos, folhas sem glândulas e cobertas por indumento lepidoto da série Argyrocroton deste autor. Este trabalho tem por objetivos revisar taxonomicamente C. sect. Lamprocroton, com base em numerosas informações sobre morfologia, biologia, biogeografia e dados macromoleculares. Além disso, pretende-se fazer uma análise cladística deste táxon e das seções sul-americanas de Croton buscando uma reavaliação crítica das mesmas. Nestas análises serão utilizados dados morfológicos e macromoleculares a fim de um melhor entendimento das relações filogenéticas entre os diversos grupos, visando uma melhor circunscrição e posicionamento destes no gênero. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LETÍCIA RIBES DE LIMA; JOSÉ RUBENS PIRANI. Revisão taxonômica de Croton sect. Lamprocroton (Müll. Arg.) Pax (Euphorbiaceae s.s.). Biota Neotropica, v. 8, n. 2, p. 177-231, Jun. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.